06.01.2020

Biografia da Irmã Filomena Frarão

Falecimento de nossa Irmã Filomena Frarão, aos 86 anos de idade, na manhã do dia 02 de janeiro de 2020.

Irmã Filomena Frarão

Irmã Filomena Frarão: Foi das primeiras vocacionadas da Congregação vindas do Sul do Brasil. Nasceu em Lajeado Mariano/SC, aos 17 de outubro de 1933.

É a 9ª entre 14 filhos de Mariano Frarão e Vergínia Polo Frarão. Cresceu no convívio alegre dos pais e irmãos e, desde muito cedo, aprendeu a colaborar com as atividades do Lar e ajudar os irmãos no trabalho para o sustento da família. A família cultivava a vida de oração e por nada perdia o culto ou a Santa Missa na Capela da Vila. Sua 1ª Catequista foi a própria mãe. Ela, por sua vez, ensinava os irmãozinhos.

No dia 25 de janeiro de 1952, foi para Esteves Júnior e encontrou-se com as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt que acabavam de chegar na localidade. Depois de 15 dias seguiu com elas para São Paulo. Entrou no Postulantado em 1954. Em 1955 fez o Noviciado.

Professou os primeiros votos em 1956, e a Profissão Perpétua em 1960, no Colégio N. Sra. Aparecida, São Paulo. Atuou como professora principalmente para crianças de 1ª série, em Baependi, MG; em Penha, Corbélia, PR; e no Colégio N. Sra. Aparecida, SP. Depois de aposentada, coordenou a “Cidade da Criança”, em Irati/ PR, por 9 anos. Finalmente prestou seus serviços na Comunidade e Colégio Santa Clara, em Embu-Guaçu/SP, até 2008. Aí atendeu com muito amor aos pobres que diariamente batiam à porta. Foi sempre muito amiga das crianças. Também dedicou atenção especial aos jovens em formação para o sacerdócio e, através da oração, apoiou a muitos sacerdotes. Exerceu o dom da cura através da oração e socorreu a muitas pessoas doentes, principalmente no interior do Paraná onde não havia recursos de farmácia e hospital. Em 2006 celebrou seu jubileu de Ouro de Consagração Religiosa. Em 2009 foi transferida novamente para Irati, mas, retornou no mesmo ano à São Paulo para tratamento de saúde. Nos últimos anos sua saúde esteve muito fragilizada por problemas cardíacos. Por este motivo, veio integrar a comunidade Mãe da Divina Graça que acolhe nossas Irmãs idosas e doentes.

Na certeza que Ir. Filomena foi acolhida pelos braços amorosos do Pai, elevamos nossa prece de gratidão a Deus pelos 64 anos de Vida Religiosa Consagrada. Louvamos a Deus pela sua fidelidade na oração e na convivência fraterna; pelo serviço fraterno e dedicado às Irmãs da Comunidade, pelo seu amor incondicional às crianças, aos pobres, aos sacerdotes.

Irmã Filomena, descansa na paz de Deus e interceda por nós.