16.08.2019

Assunção

Vitral que ilustra a Assunção de Maria, no interior da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba-PR
Renato de Oliveira – Istock

 

Neste domingo celebramos a Solenidade da ASSUNÇÃO. Lembramos que Maria, quando “adormeceu” no Senhor, foi elevada ao céu em corpo e alma. Seu corpo não sofreu a corrupção, consequência do pecado original, que ela não teve. Embora seja uma verdade aceita pela Igreja desde o início, ela foi oficialmente declarada como Verdade de fé, apenas no dia primeiro de novembro de 1950, pelo papa Pio XII.

É um dos quatro dogmas marianos. Maria, Mãe de Deus; Perpétua Virgindade de Maria, a Imaculada Conceição e a Assunção de Maria.

O Papa Pio XII, sob a inspiração do Espírito Santo, depois de consultar todos os bispos da Igreja Católica e escutar o sentimento dos fiéis, definiu solenemente, com sua suprema autoridade apostólica, o dogma da Assunção de Maria, na Constituição “Munificentissimus Deus “:

“Depois elevar a Deus muitas e repetidas orações e invocar a luz do Espírito da Verdade,  para a glória de Deus Todo-Poderoso, que deu à Virgem Maria a sua peculiar benevolência;  para honra de seu Filho, Rei imortal dos séculos  e vencedor do pecado e da morte;  para aumentar a glória da mesma augusta mãe  e para a alegria e felicidade de toda a Igreja,  com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo,  dos Santos apóstolos Pedro e Paulo e nossa,  pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado  que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria,  terminado o percurso de sua vida terrestre,  foi elevada em corpo e alma à glória do céu “.

 + Qual é o fundamento para este dogma?

   O Papa apresentou várias razões fundamentais para a definição do dogma:

1 – A imunidade de Maria de todo o pecado:

A decomposição do corpo é consequência do pecado, e como Maria, foi isenta de todo o pecado, então ela estava livre da lei universal da corrupção, podendo então entrar imediatamente, corpo e alma, na glória do céu.

2 – Sua Maternidade Divina:

Como o corpo de Cristo se tinha formado do corpo de Maria, era conveniente que o corpo de Maria participasse da sorte do corpo de Cristo. Ela concebeu Jesus, deu à luz, o alimentou e o estreitou em seu peito. Não podemos imaginar que Jesus iria permitir que o corpo, que lhe deu vida, chegasse à corrupção.

3Sua Virgindade Perpétua:

Como seu corpo foi preservado na integridade virginal, era conveniente que depois da morte não sofresse a corrupção.

4-Sua participação na obra redentora de Cristo:

Maria, a Mãe do Redentor, por sua íntima participação na obra redentora de seu Filho, depois de ter terminado o percurso de sua vida na terra, recebeu o fruto pleno da redenção, que é a glorificação do corpo e da alma. Assunção é a vitória de Deus confirmada em Maria e assegurada a nós. Assunção é um sinal e uma promessa da glória que nos espera quando no fim do mundo, nossos corpos ressuscitarão e se união com nossas almas.

As Leituras ajudam a aprofundar o sentido da festa de hoje:

A 1ª Leitura nos fala de um grande SINAL.  (Ap 11,19a;12,1-6a.10a)

Uma mulher apareceu no céu vestida de sol e coroada de 12 estrelas. Apesar de perseguida pelo dragão, vitoriosa dá à luz um Filho…

* Esse sinal representa a Igreja: Maria é imagem da Igreja (novo Israel). Como Maria, a Igreja gera na dor um mundo novo. E como Maria, participa na vitória de Cristo sobre o Mal.

Na 2ª Leitura, Paulo fala da participação no mistério da Ressurreição primeiro Cristo e depois os que são de Cristo… (1 Cor 15,20-27) A Mãe de Deus tem lugar privilegiado no grande movimento da Ressurreição.

* Maria Nova Eva: Novo Adão, Jesus faz da Virgem Maria uma nova Eva, sinal de Esperança para todos os homens.

No Evangelho, Isabel proclama Maria bem-aventurada. (Lc 1,39-56) Pela Visitação, na Judéia, Maria levava Jesus pelos caminhos da terra. Pela “Dormição” e pela Assunção, é Jesus que leva a sua mãe pelos caminhos celestes, para o templo eterno, para uma Visitação definitiva.

+ “Bem-aventurados és tu porque acreditaste…”

É a primeira bem-aventurança no evangelho de Lucas… Maria é bem-aventurada não porque viu, mas porque ACREDITOU na Palavra do Senhor.

Nesta festa, Maria nos ensina um tríplice segredo:

– O segredo da : “Eis aqui a serva do Senhor”.

– O segredo da ESPERANÇA: “Nada é impossível para Deus”.

– O segredo da CARIDADE: “Maria pôs-se a caminho…”

Alegremo-nos pela glorificação de Maria e pela ESPERANÇA de nossa própria Glorificação. Um dia poderemos estar lá, onde ela já está… No dia dedicado aos “RELIGIOSOS“, Maria é apresentada como Modelo de pessoa consagrada e um “Sinal” de Deus no mundo de hoje.

 

                                          (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – 18.08.2019)