16.07.2018

Assembleia Anual e Memorial das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt

Nos dias 2 a 4 de julho tivemos nossa Assembleia Anual no Centro de Formação N. Sra. da Paz, em Ponta Grossa (PR). Foram 3 dias muito intensos, com atividades durante todo o dia, estendendo-se à noite: três dias de muita reflexão, inspiração, bênçãos, encontros, alegrias. No início das atividades de cada dia, nosso colaborador Pastoralista Alex Bastos preparou uma espiritualidade, envolvendo o tema do dia, iluminado pelo Tema maior que é nosso Ano Jubilar, os 80 anos da presença da Congregação no Brasil. 

No 1º dia, com o tema “Mística e Profecia”, uma representante de cada comunidade colocou o punhado de terra que trouxe de sua localidade, num grande vaso comum, onde foi plantado um arbustozinho, simbolizando o trabalho e doação de cada Irmã na região onde está inserida. 

O tema do 2º dia: “Memória das Irmãs” desde as pioneiras, estendendo-se até a atualidade, com uma homenagem à Ir. Bernadette Marsaro. Tantas saudosas recordações, que edificam, impulsionam a dar o melhor de cada uma de nós, e emocionam.

Para finalizar, o tema foi “Missão”. A espiritualidade foi concluída com esta prece cantada:

Francisco, que trazes para hoje uma lição de amor. Dá-nos teus olhos puros para perceber a Deus Nossas mãos saibam unir-se e os corações se libertar Que nossa voz e a natureza… se una a ti num só cantar. Pai Francisco vem ensinar os….. teus filhos o Cristo imitar! Francisco, irmão da natureza, amigo do Senhor. Grita aos homens surdos o respeito pela paz. Que as aves cantem sem ser feridas, e as plantas cresçam com sua flor. Os homens vivam fraternidade, e todos louvem o bom Senhor. Francisco, que inspira paz e bem na vida dos irmãos, dizes qual o segredo da alegria de viver. A tua pobreza tornou-te livre e foste puro de coração. Obedeceste com humildade, tornaste a vida uma oração.

À noite houve o “Lucenário”, recordando os acontecimentos dos anos, de toda nossa Missão, indo em procissão até à capela para a espiritualidade e voltando de lá, novamente em procissão, com uma vela acesa, até o local onde foi solenemente inaugurado o “Memorial das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt”.

O projeto do Memorial foi intensivamente preparado por Ir. Carmem Polo, Alex Bastos e Bianca Souza, contando também com a ajuda na restauração das imagens: Ir. Mirian Simon e Ir. Lucila Fritzen e na confecção do vestuário dos manequins: Ir. Silvia Beltramin, Ir. Matilde Picagevicz, Ir. Ema Stanger, Ir. Marcia do Nascimento e Ir. Romana Rossetto, sempre presente com sua sabedoria e orientação. 

Louvamos a Deus, agradecendo por nos ter conduzido com tanto amor, desvelo e cuidado até aqui, concedendo tantas Graças à Congregação. Graças sejam dadas!