12.02.2019

“Apascenta as minhas ovelhas”. (Jo, 21, 17)

A missão pela ordenação do Frei Leandro Costa Santos (OFM), aconteceu entre os dias 06 a 08 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Jardim Selma – Zona Sul de SP.

Fomos muito bem acolhidos pelo Pároco Mauro Pereira (Padre diocesano) e toda a sua comunidade paroquial. Essa é a paróquia que, atualmente, Frei Leandro e seus familiares frequentam. Em sua infância era uma capela da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Pedreira, local onde aconteceu a Ordenação.

No sábado, dia 09, às 10h, pelas mãos de Dom Fernando Antônio Figueiredo (OFM), Bispo Emérito da Diocese de Santo Amaro, a Igreja ganhou mais um sacerdote, o que nos enche de alegria e felicidade.

 A semana ocorreu assim:  de quarta a sexta-feira foram realizadas visitas e bênçãos, especialmente aos doentes da comunidade. Éramos acompanhados pelos anjos, pessoas da comunidade que nos conduziam ás casas.

Todas as noite, a celebração Eucarística acontecia na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, e, em cada celebração, uma emoção especial. Os familiares de frei Leandro, preparam lindas homenagens recordando toda a caminhada vocacional dele e seu processo de formação. Cada noite, foi um “show” de emoções. A Paróquia já tem outros Sacerdotes, mas, este foi o primeiro religioso franciscano OFM.

Em cada noite do Tríduo foram ressaltadas virtudes sacerdotais e franciscanas no grande compromisso assumido pelo frei Leandro durante os anos de formação e que, sucessivamente, acontecerão na sua trajetória de sacerdote.

Na alegria de servir a Igreja, no dia 10 de fevereiro, o Neo Sacerdote ofereceu suas Primícias ao Senhor, celebrando assim sua primeira missa em louvor e agradecimento a tudo o que o Deus da Vida lhe concedeu. Como é costume entre os frades, na primeira missa o Frade não faz a homilia; por sua vez quem o fez, foi Frei Clarêncio, com 58 anos de sacerdócio: comparou a vida sacerdotal como “um rio que se expande  e não fica represado”. Frei Clarêncio contou que, por ocasião de um encontro com o então Papa João Paulo II, disse-lhe que estava completando jubileu de ouro de vida sacerdotal; o Papa  pegou uma estola que estava usando e a deu a ele. Agora a usava na celebração. Em suas palavras: “vou quebrar o protocolo” e, tirando a estola, a entregou ao Neo Sacerdote que a colocou imediatamente. Foi um momento especial e emocionante, um longo abraço entre eles e muitas palmas e lágrimas de participantes da celebração.   

 Louvo a Deus pela oportunidade de estar presente neste momento tão especial para o Frei, sua família, toda a Província Imaculada Conceição e para a Igreja. Conte com minhas preces!

Paz e bem!