15.12.2017

Alegrai-vos

Burning candle and Christmas decoration over snow and wooden background, elegant low-key shot with festive mood

 

O Natal se aproxima e a Liturgia é um convite à alegria porque o Senhor já está no meio de nós. É o “DOMINGO DA ALEGRIA” (Gaudete)

A 1ª Leitura é uma declaração de ALEGRIA, pela “boa notícia” de salvação, prometida por Deus. (Is 61,1-2ª.10-11)

– Os israelitas, que voltaram do exílio sonhando uma vida nova na pátria, mas ficaram desiludidos com as condições desfavoráveis que encontraram. O povo esperava dias melhores. (frieza… hostilidade dos habitantes)

– O Profeta é mensageiro de esperança para os que sofrem e de libertação para os que estão oprimidos.

– O Povo reage agradecido numa atitude de louvor e alegria. Esse trecho bíblico é chamado o “Magnificat” do Antigo Testamento, porque expressão de um povo, que acredita na renovação, pela presença libertadora de Deus.

Na 2ª Leitura, Paulo exorta à ALEGRIA: “Sede sempre alegres”. (1Ts 5,16-24)

O texto ensina onde nasce a verdadeira alegria:

   – Da oração: “rezai sem cessar, dai graças”;

   – Da abertura do coração aos apelos do Espírito: “Não apagueis o Espírito…”

   – Uma vida moral irrepreensível.

* O que é a alegria para você? Réveillon num restaurante cinco estrelas? A alegria cristã não é uma atitude passageira de festas humanas, mas um estado permanente, de quem confia que a vida cristã é uma caminhada ao encontro do Senhor que vem. A Alegria é um dos sinais da presença de Deus no coração de uma pessoa.

No Evangelho João Batista dá o grande motivo da ALEGRIA:

“Já está no meio de vós aquele que ainda não conheceis…” (Jo 1,6-8.19-28) O texto apresenta inicialmente João Batista, “enviado por Deus” com uma MISSÃO concreta: “Dar testemunho da Luz“.

– Essa “Luz” está no mundo, mas o mundo não a conhece. É preciso querer descobri-la, dilatando nosso coração em alegria. A vinda de Jesus ao mundo, que celebramos, nos lembra a presença discreta de Deus em nossa história. Na segunda parte, temos o “TESTEMUNHO de João” sobre sua pessoa: Afirma não ser o Messias, nem Elias, nem o “Profeta”… É apenas a “VOZque clama no deserto, convidando os homens a prepararem o caminho do Senhor… É a “voz” que aponta para a única luz que vale a pena seguir: a de Jesus Cristo.

Essa “Voz” nos convida a olhar para NÓS e ver o que nos afasta do reto caminho do Senhor.

– Quais as trevas que devemos abandonar, para deixar essa “Luz” brilhar?

– Quais os obstáculos que nos impedem de andar nos caminhos retos de Deus?

Essa “Voz” nos convida a olhar para JESUS, pois só Ele é a “Luz” que ilumina o caminho… Deus iniciou a Criação, criando a LUZ e dissipou as trevas. Dela surgiu tudo o que existe. Ela é a vida dos homens.

* Jesus é a Luz, que ilumina as nossas ações?

– Quando celebro o nascimento de Jesus, celebro um fato do passado, ou celebro o encontro atual com alguém que é a “Luz” que ilumina a minha vida e a enche de paz e de alegria?

A Missão de João Batista é hoje a nossa missão: abrir caminhos para a chegada do Messias, que é a luz das nações. Ser uma “voz” que clama no deserto, anunciando o Cristo presente no meio de nós…

– A “Voz” não tem rosto, é anônima. Ela passa despercebida, transmite a mensagem e depois desaparece…

– Que espécie de “Voz” somos nós?

– Quais os desertos, nos quais devemos clamar?

   Na família… na escola… no trabalho… na sociedade ?

DUAS ATITUDES OPOSTAS AO CRISTO QUE VEM:

A atitude humilde de João: Ele não usa a missão para a sua promoção pessoal; ele é apenas uma “voz” anônima e discreta que recorda, na sombra, realidades importantes.

* Em nossas atividades, somos discretos e simples, de modo que as pessoas não vejam a nós, mas a mensagem que apresentamos?

A atitude orgulhosa dos fariseus:

Fechados em sua auto-suficiência, não reconheceram a “Luz”. Se fecharmos o coração à novidade e aos desafios que Deus nos faz, também nós não o reconheceremos. E ele continuará procurando lugar onde possa nascer… A alegria que os anjos anunciaram em Belém aos homens de boa vontade é possível também para nós… desde que nos deixemos iluminar por essa Luz. Assim a nossa alegria será um testemunho muito forte de que Cristo já está no meio de nós.

  (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – 17.12.2017)