11.12.2019

Ação de Graças pelo ano formativo: Noviciado e Aspirantado!

Na primeira sexta-feira de dezembro (06), realizamos uma Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo ano formativo presidida pelo Frei Gabriel Lima, FMM no Centro de Formação Nossa Senhora da Paz, local onde fica nosso Noviciado em Ponta Grossa/PR. Foi uma Celebração franciscana muito profunda! No ofertório, a Formadora do Aspirantado Ir. Inês dos Santos, as Noviças Ir. Elidia Viana e Ir. Ana Karoline e as Aspirantes Luciana Sá e Marta Ribeiro partilharam e ofertaram um objeto que simbolizou todo o ano formativo. Acompanhem os breves relatos que cada uma fez de seus respectivos objetos simbólicos:

Ir. Inês dos Santos ofertou dois símbolos e diz que: “A imagem de Nossa Senhora Aparecida significa o quanto Nossa Senhora Aparecida acompanhou minha formação permanente. A caneta do Congresso Vocacional representa a escrita, quantos jovens encontrei, o quanto conheci as jovens que acompanho e o quanto me dei a conhecer: quanto mais se conhece, mais se ama!!!”

A Noviça Elidia também ofertou dois símbolos e diz em sua fala: “Em gratidão por este ano de formação, levei dois símbolos para a Missa de ação de graças: a Cruz de São Damião e as Fontes Franciscanas. Estes dois objetos representam cada etapa de formação que tive neste ano. Que São Francisco me conduza ao caminho de Cristo! Que seja sempre este exemplo de fortaleza e coragem!”

Já a Noviça Ir. Ana Karoline ofertou apenas um versículo bíblico e relata: “Não consegui escolher um símbolo concreto que representasse este ano para mim. Foram tantas experiências, aprendizados, descobertas… Então, ofertei um versículo bíblico do o capítulo 9 do Evangelho de São Lucas: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Busquei responder este versículo com um profundo encontro com Cristo, e não meras palavras ou clichês. Descobri que Jesus é Aquele que vem ao meu encontro independente da minha realidade, disposição ou abertura. Ele vem. Ele me acolhe. Ele quer estar comigo a cada instante. Cabe a mim acolhê-lo!”

A Aspirante Luciana Sá também chegou a ofertar dois símbolos e comenta: “Eu sou muito devota a Nossa Senhora das Graças, por isso ofereci a medalha em agradecimento às graças que recebi de Deus por intermédio de Nossa Senhora. A Cruz ganhei no dia da minha Missa de envio pelo Pe. Antony, e é por ela que reconheço o amor de Jesus. Isso fortalece meu sim!”

Já a Aspirante Marta Ribeiro ofertou um símbolo e acrescenta: “Falar da profundidade desse ano de formação é complexo perante a infinidade de experiências vivenciadas. A proposta de resumir em um objeto me trouxe a imagem do ninho; fazer do meu interior um ninho, acolhendo meus defeitos e dons é perceber na criatura imperfeita o agir do Deus perfeito, que me ama e me chama. Contemplar o ninho de sabiá da janela do refeitório da casa de formação São Francisco, me fez refletir: nem sempre é fácil cuidar e permanecer neste ninho, pois como escreveu o Beato Egídio: “Difícil é o caminho de vigiar o coração.” A Vida Religiosa nos chama a cuidar das virtudes para permitir que nasça vida nova, cientes que, talvez não veremos e acompanharemos os frutos da graça de Deus da qual fomos instrumentos, porém, há sempre o novo do Senhor esperando nosso sim.”

Louvado sejas nosso Senhor por este ano tão intenso que nossas formandas tiveram a oportunidade de viver! Unamo-nos em oração por cada uma delas para que o Senhor da messe lhes conceda perseverança e fidelidade em todo o caminhar!

Paz e bem!!!

(Ana Karoline)