31.07.2019

A despedida da Ir. Isabel – Por Frei Diego – OFM

 

O dia de formação nas Missões Franciscanas da Juventude começou com a palestra de Ir.  Isabel, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, sobre o tema “Profetas do diálogo e do respeito, ternura que acolhe a paz, com o vigor que supera a violência”.

 O momento mais importante, contudo, deste encontro com Irmã Isabel, que vem acompanhando Frei Diego nos eventos vocacionais há mais de sete anos, foi o anúncio de sua despedida do Brasil, já que ela vai ser missionária em Angola. 

Ir. Isabel lembrou que nesse ano as Missões também têm como inspiração a celebração dos 800 anos do encontro de Francisco de Assis com o Sultão Al-Malik Al-Kamil. Por isso, o tema deste ano bebe nesta fonte e confirma que é possível uma convivência pacífica e desarmada. “Ser franciscano não é dizer só ‘Paz e Bem’. É muito mais do que isso. Esse encontro precisa ser reinventado a cada dia. Ele precisa estar em nossos corações todos os dias. Por isso estamos aqui”, disse Ir. Isabel.

Segundo Ir. Isabel, Francisco foi um homem que, na sua simplicidade, no seu vigor, no seu jeito de ser, não teve armas, não teve espada, nada

o impediu de ir até o sultão. “Vamos dar um grande grito que a sociedade precisa ouvir. Um grito de ‘Paz e Bem’.

Mas que não seja um ‘Paz e Bem’ dito a partir do queixo e do nariz e sim que ele parta do coração e das atitudes. Que ele parta daquilo que fazemos. Não só aqui na Missão, mas que a gente seja esse profeta lá onde estamos todos os dias. Este é o grande objetivo dessas missões!”, completou Ir. Isabel.

Para Frei Diego, já estamos com saudades de Ir. Isabel. Para homenageá-la, foi exibido um vídeo reprisando os principais momentos nesses trabalhos com as juventudes. “Desde 2013, meu primeiro ano sozinho no SAV Provincial, quando a responsabilidade desse trabalho começou a me causar insônia, um pouco por medo diante do desconhecido e pela responsabilidade de ter tantas vocações e tantos jovens, nós começamos a caminhar juntos. Foi naquela primeira viagem para São Lourenço que você foi se aproximando de nós.

A princípio fiquei só de olho, observando  e tentando entender qual era a daquela freira… Como ela trabalhava, qual a profundidade da sua espiritualidade, como ela se relacionava com as pessoas…

Mal sabia eu que aquela Missão de ordenação do Frei Rodrigo seria a primeira de tantas missões que vivenciaríamos juntos. Mal sabia eu que Deus estava colocando ao meu lado uma verdadeira fortaleza que iria me amparar nos momentos difíceis, como naquela missão em Registro, realizada apenas duas semanas após a morte do meu pai, e que você com o seu silêncio orante me ajudou a suportar, a guardar no bolso a minha própria dor e a doar-me inteiramente por aquele povo que lá nos esperava como portadores da Boa Nova de Jesus”, revelou Frei Diego, emocionando- se neste momento. “Irmã Isabel, foram muitas coisas vividas juntos. Muito aprendi contigo e muito de mim, de nós, herdamos de você. Todo esse sonho é tão concreto Irmã Isabel, como o coração palpitante dessa juventude que hoje aqui se reúne com sede de Deus, com sede do sagrado, com desejo de ajudar o próximo.

Obrigado, Irmã Isabel, por tudo o que você é e representa para a nossa juventude. Nosso coração tem um misto se sentimentos: de certa forma nos sentimos órfãos com a sua partida, mas também nos alegramos porque sabemos que chegou a hora de você também florescer em outras terras, lá onde Deus te quer, pois a sua presença sonhadora e encantadora é chamada a encantar outros corações.

Sua vida é chamada a florescer em outro país e em outro continente. E como você muito bem nos ensinou que não podemos parar os sonhos de Deus, hoje, ainda que com o coração partido, nós deixamos você partir”, homenageou, terminando: Obrigado por você ter feito da sua vida uma missão permanente. Que esse mesmo  Jesus te abençoe e te ilumine nessa nova missão que você está abraçando! ( do Boletim informativo dos Franciscanos- OFM)