24.10.2018

A Cruz – Irmãs Franciscanas de Ingolstadt

IMG_9648w

O símbolo desenvolvido tem o formato da Cruz da Igreja de São Damião, a qual convocou São Francisco de Assis a iniciar o seu projeto de vida. A mesma cruz continua a nos convocar: “Vai e Reconstrói a Igreja e a Sociedade!”

Nessa Cruz está estampada a imagem de Cristo, pobre, humilde e crucificado, como tantos homens e mulheres do nosso tempo. O Redentor, doou sua vida por nossa Salvação, contemplemos seu rosto e seu olhar voltados para nós.

Cristo traz, em sua cintura, um cordão que foi um sinal adotado por Francisco, quando escolheu como hábito a veste dos camponeses de seu tempo, uma túnica simples com uma corda.

No cordão, três nós, lembrando os Votos Religiosos que, um dia, as Irmãs professaram: Pobreza, Obediência e Castidade, para se aperfeiçoarem na vivência do Evangelho e na doação de suas vidas a serviço do Reino de Deus.

Sobre a cabeça de Cristo, o Livro com os sete selos, símbolo do Convento de São João do Gnadenthal em Ingolstadt – Alemanha, símbolo também da profecia, da escatologia cristã.

Apoiada sobre esse livro selado, repousa uma coroa, lembrando de Ingolstadt, Cidade do Príncipe, o lugar teológico onde Cristo, Príncipe da Paz, inspirou, em 1276, Margareth Von Puch e Diemuth Trailacherin ao serviço dos pobres e doentes. Essa coroa lembra também a realeza de Santa Elisabeth, patrona da Ordem Terceira de São Francisco e modelo de amor aos pobres.

De Santa Elisabeth também herdamos pães, convertidos em flores, expressos abaixo dos pés de Cristo, trazendo presente o seu milagre mais ilustre.

A cesta de pães também representa a Eucaristia e o milagre da multiplicação: cinco pães e dois peixes! Somos mulheres Eucarísticas e nossa missão de transformar o vale de lágrimas em Vale de Graças, encontra sentido na Eucaristia.

Onde há fome, que haja pão e onde há pão, que façamos a festa da Eucaristia, onde não há necessitados, a vida é plena!

De cada lado de Cristo há um rio. Do lado direito, o Danúbio – Alemanha, de onde partiram as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt; do lado esquerdo, o Rio Paraíba – Brasil, lugar do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela acolheu, com seu amor materno, as Irmãs Pioneiras, no dia 12 de outubro de 1938, que chegavam ao Brasil e continua, 80 anos e para sempre, mantendo-as sob sua proteção e amparo.

Essa é a Cruz que representa as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, Irmãs do Vale das Graças!

No verso da Cruz, há a frase que foi dita pelo Dr. Michael Rackl, Bispo de Eichstätt, por ocasião do Envio das cinco Irmãs do Convento Gnadenthal, Ingolstadt, para as Missões no Brasil, em 20 de setembro de 1938: “Solis Instar sola regnet caritas” – “Só o Amor brilhe qual Sol!”

Nós Vos adoramos Santíssimo Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos, porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o Mundo.

 Paz e bem!