14.04.2020

Em Cristo Ressuscitado vivemos, somos e existimos

Creio em Jesus Ressuscitado

Creio que Cristo está vivo, cheio de força e de poder, impulsionando nossa vida para o encontro com o Deus Vivo. A Ele consagramos nossa vida aspirando ser como Ele: “N’Ele vivemos, somos e existimos!”

Creio que Jesus se faz presente no meio das pessoas de fé e, por isso, tomam parte ativa nos encontros e nas tarefas da comunidade cristã, cientes de que, quando dois ou três se reúnem em seu nome, ali está Ele colocando esperança em suas vidas.

Creio que Cristo está vivo, quando, sem medo, pessoas aceitam a missão de levar sua Palavra e de ser Sua presença nas situações mais imprevisíveis e desconhecidas.

Creio que Cristo está vivo, porque nossa oração não é um monólogo vazio, mas diálogo com Alguém vivo que está junto de nós.

Creio que Cristo está vivo, ressuscitado, porque suas palavras são “espírito, vida”, alimento e força, para recomeçar todos os dias com esperança e fé.

Creio que Cristo está vivo, ressuscitado, porque Ele tem a força para mudar nossa vida, acordar o bem que há em cada uma de nós e, assim, conseguimos nos perdoar e recomeçar na força da Sua Ressurreição.

Creio que é Cristo Ressuscitado que nos ajuda a descobri-lo vivo no último e menor dos irmãos, convidando-nos à compaixão e à solidariedade.

Creio em Jesus Ressuscitado, Senhor da vida, razão da nossa fé e esperança: nem o sofrimento, nem a injustiça, nenhuma doença, nem ameaça, nem o pecado, nem a morte têm a última palavra.

Sim Ele vive!

  • No serviço aos irmãos, sobretudo aos últimos, aos que não contam e aos mais abandonados.
  • No momento em que dois ou três estiverem reunidos efetivamente em nome dele.
  • No anúncio límpido do Evangelho proclamado e ouvido como uma Boa Nova de Deus.
  • Nas palavras e gestos com os quais os cristãos confortam e ajudam os demais.
  • Na Eucaristia, mistério de comunhão, celebrado como memorial do amor maior que consiste em dar a vida.
  • Na reserva Eucarística, pão sagrado, que chama os cristãos para a oração e promove a fraternidade.
  • Nos que amam, perdoam e buscam caminhos de justiça, de liberdade, de reconciliação e de amor ( Josep Maria Rovira Belloso)

Feliz Páscoa – Abril –  2020  – Ir.Romana

Onde está o Ressuscitado? – Uma Reflexão do Frei Gustavo Medella – OFM

Num ambiente onde só se fala em pandemia, quarentena, isolamento social e todas as preocupações que estes temas trazem consigo, também aparece como desafio encontrar um sentido pascal em tudo o que temos vivido e experimentado. Semelhante à reação de Maria Madalena diante do túmulo vazio, podemos nos perguntar onde Jesus ressuscitado se faz presente em meio a tantos dramas e incertezas?

Pessoalmente, tenho encontrado luzes de Ressurreição em cada paciente que recebe alta hospitalar, recuperado da infecção com o vírus. São momentos de festa, alegria, transcendência e força para tantos heróis cansados que estão se doando sem reservas no cuidado e na proteção de preciosas vidas. Ali a fé me faz enxergar a força e a energia do Cristo Vivo e Ressuscitado. Também o vejo no seio de tantas famílias que celebram a volta dos seus, depois de tantos momentos de angústia, silêncio e medo que as fizeram sentir, no profundo do coração, a experiência da Sexta-feira da Paixão e do Sábado Santo. Em todos estes lares, o Senhor ressuscitou.

Enxergo o Cristo vivo na disposição de tantos que se fazem solidários em momentos cruciais, colocando a própria vida em risco para manter aceso o fio frágil de esperança que ilumina tantos desprotegidos. Voluntários, instituições, profissionais, jovens e tantos outros que colocam o medo no bolso e se arriscam em iniciativas que oferecem o mínimo de alento e de condições a tantos moradores de rua, idosos abandonados, pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Nestes também o Ressuscitado mostra sua força.

Jesus é solidário e por isso não tenho dúvidas de que a Ressurreição também se manifesta como consolador de dores tão marcantes e profundas daqueles que perderam os seus, sem sequer se despedir. Na lógica de um Deus que olha com carinho para os mais frágeis, certamente aqueles que viveram esta dolorosa experiência figuram entre os preferidos do Senhor. Por fim, a fé nos garante que é o ressuscitado que acolhe no seio amoroso de amor eterno cada um daqueles que foi vitimado por esta triste pandemia.

Mesmo com o coração apertado, mesmo padecendo de medos e incertezas, a fé na vida que vence a morte nos faz seguir em frente, nos permite respirar bem fundo e empreender todo esforça necessário para desejarmos uns aos outros, de coração sincero e emocionado: Feliz Páscoa!   – Fr. Gustavo Medella – OFM (Textos bíblicos para este domingo).