30.06.2019

Festa de Jubileu

Com grande alegria nos encontramos todas no Consa, (São Paulo) onde um ônibus fretado nos aguardava. Nós, Irmãs de S. Paulo, Alemanha, Baependi (MG) e Pará embarcamos rumo à Ponta Grossa (PR). A viagem é de uma beleza ímpar! Os verdes campos, a mata ainda virgem, as imensas pastagens e plantações, as altaneiras Araucárias, parecem estar sempre saudando todos os viajantes que trafegam a Castelo Branco. Que lindas paisagens!

Só a viagem já é uma grande Bênção! Aproveitamos para conversar, rir, rezar, assistir algum filme e contemplar a maravilhosa obra de Deus. E há também as Irmãs que dormem um soninho sereno.

Saímos de Moema, (SP) ás 8:30h, chegando em Ponta Grossa às 17:30h. As queridas Irmãs da casa de encontros “Noviciado Nossa Senhora da Paz” nos aguardavam com a mesma alegria e acolhimento fraterno de sempre. Encontramos também mais Irmãs das Comunidades do Paraná. À noite chegaram os familiares Das Irmãs jubilares: Ir. Regina e Ir. Ivete.

O sábado, dia 29 de julho, amanheceu radiante, com um sol envolvente, acariciando toda a natureza, tornando o frio mais ameno. Nós nos reunimos todas na capela, louvando e agradecendo a Deus pelos 60 anos de vida Consagrada das Irmãs: Bernadette Marsaro, Julia Engel, Judith Polo, Regina Casagrande, Margarida Müller e Inácia Bergleiter; e pelos 50 anos de Consagração da Ir. Ivete Boufleuer.

No intervalo entre a oração das Laudes e a Santa  Missa, Ir. Romana Rosseto deu um lindo acabamento na ornamentação da capela e cada Irmã se preparou para participar deste grande evento de louvor e gratidão.

Antes da cerimônia, chegaram os familiares da Ir. Bernadette, para comemorar conosco e com os demais queridos familiares das Jubilares, este dia solene de exultação e Ação de Graças pela dedicação, doação e fidelidades das nossas queridas  festejadas.

A Solenidade iniciou às 10h, com uma Missa comovente e bem preparada, a capela lotada e muita devoção de todos os participantes. Os concelebrantes Frei Antoninho Ferreira e Frei Manuel Silva Noite, presidiram a cerimônia com iluminada inspiração. Celebrávamos o Sagrado Coração de Maria, e Frei Manuel, na Homilia, falou sobre a profundidade desta Devoção do Coração da querida Mãe. As jubilares, durante a cerimônia, renovaram suas promessas de  viverem os votos com renovado empenho. No final da Missa, posicionadas em frente ao altar, com suas respectivas velas acesas em suas mãos, foram fotografadas enquanto cantamos, em três vozes, “Eu creio em Ti, Senhor”. Foi emocionante.

Houve, a seguir, o tradicional momento das fotos com todas as Irmãs, familiares, convidados…

Registradas essas alegrias e emoções, nos dirigimos todos ao salão de festas, artisticamente preparado para o almoço. Lindos e deliciosos pratos aumentavam o apetite de todos, numa feliz e fraterna confraternização, seguida do bolo com apetitosos docinhos.

Às 15:00h chegou a alegre e descontraída hora das homenagens que cada comunidade preparou para as Jubilares: Teatro, música, danças, cantos… e vídeos sobre a vida de cada uma. Quantas riquezas e graças recebidas e vividas durante esses 50 e 60 anos na Congregação! Parabéns, Irmãs Jubilares!!

Acabou a festa? De jeito nenhum! A partir das 18:30h, no salão, aconteceu a esperada festa junina com comes, bebes, danças, quadrilha e muito entusiasmo!!! E assim encerramos esse glorioso dia, com o coração transbordante de alegria, louvando a Deus por caminhar conosco, nos concedendo tantas graças e incontáveis alegrias. Parabéns às Jubilares por esta grande oportunidade de encontro e renovação e nossa gratidão à Deus por tudo o que nos concede. Paz e Bem!!!

(Ir. Mírian Simon)