22.08.2018

Nossa Senhora Rainha

Typical catholic image of Madonna with the child printed in Germany from the end of 19. cent. originally designed by unknown artist and taken in village Sebechleby in middle Slovakia.
Typical catholic image of Madonna with the child printed in Germany from the end of 19. cent. originally designed by unknown artist and taken in village Sebechleby in middle Slovakia.

 

“O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. Pois o jugo que oprimia o povo, – a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais – tu os abateste como na jornada de Madiã. Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; Ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos
há de realizar estas coisas”. (Is 9, 2-6)

Celebramos hoje a festa de Nossa Senhora Rainha: Por que se tornou Rainha? Porque acreditou, se fez serva, se fez humilde. Nela se resume todo significado de Rainha: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1, 38)

Só quem tem uma confiança total, se coloca assim despojada nas mãos do Pai – e essa confiança absoluta confere a ela a dignidade de Rainha.

O anúncio do Profeta Isaías se completa plenamente em Maria e se temos hoje a confiança plena, a certeza da vitória final,  é porque Maria deu o seu SIM e por ela uma Luz se levantou e se completou  definitivamente em Jesus.