27.05.2017

Jesus sobe ao céu

Brescia, Italy - May 22, 2016: Brescia - The painting Ascension of the Lord in church Chiesa di Santa Maria del Carmine by Bernardino Gandino (1587 - 1651).

Com a festa da ASCENSÃO, queremos celebrar:

– O Final da Missão terrena de Cristo,

– O Início da Missão salvadora da Igreja.

As Leituras lembram o FATO, embora narrados com pormenores diferentes e até contraditórios.

Na 1ª Leitura, Lucas, após uma introdução aos Atos dos apóstolos, descreve a Despedida de Jesus em JERUSALÉM. Sublinha a Vinda do Espírito Santo e o Testemunho que os discípulos deverão dar “até os confins da terra”. (At 1,1-11)

Na 2ª leitura, Paulo vê na Ascensão a glorificação de Cristo e o anúncio do retorno de toda a humanidade para Deus. (Ef 1,17-23)

O Evangelho narra a Aparição Pascal de Jesus na GALILÉIA.

Refere a Apresentação de Jesus: “Todo PODER me foi dado…; A Missão: “IDE e fazei discípulos meus todos os povos; A Promessa: “ESTAREI CONVOSCO até o fim dos tempos…”  (Mt 28,16-20)

 * A Igreja de Cristo é, essencialmente, uma Comunidade MISSIONÁRIA, cuja missão é testemunhar no mundo a proposta de salvação e de libertação que Jesus veio trazer aos homens e deixou nas mãos e no coração dos discípulos.

– Essa MISSÃO tem duas características:

 . É universal: destinada a “todas as nações”.

 . A Iniciação cristã tem duas fases: O Ensino e o Batismo. Começava-se pela Catequese: as palavras e os gestos de Jesus. Depois vinha o Batismo, que selava a vinculação do discípulo com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

– Jesus garante que está sempre com os discípulos “até ao fim dos tempos”.

+ Os detalhes da narrativa

 Não devem ser tomados ao pé da letra; são mais simbólicos.

Os 40 dias expressam o “tempo de aprendizagem” necessário para um discípulo aprender e repetir as lições do mestre;

A elevação ao céu expressa a exaltação total de Jesus;

A nuvem é um sinal que esconde e manifesta a presença de Deus;

Os dois homens vestidos de branco indicam que o testemunho vem de Deus;

Os discípulos olhando para o céu lembram a expectativa da comunidade que esperava a segunda vinda de Cristo.

+ Contradições: quando? (logo após a ressurreição ou 40 dias depois); onde? (em Jerusalém ou na Galiléia).

+ Ressurreição, Ascensão, Pentecostes: 3 Momentos distintos?  Ou momentos catequéticos de um único Mistério de fé: a Páscoa do Senhor:

 – Na Ressurreição: A Liturgia destaca sua VITÓRIA sobre a morte…

   – Na Ascensão: Sua EXALTAÇÃO como Senhor do céu e da terra, e a entrega de sua missão à comunidade eclesial, através dos apóstolos…

 – No Pentecostes: A Ação do ESPÍRITO SANTO na Igreja, que começa a sua atividade missionária de novo Povo de Deus…

* A ASCENSÃO não é uma narrativa histórica, mas uma encenação literária da exaltação de Jesus… com muitas semelhanças da subida de Elias ao céu no carro de fogo…

Sentido da festa:

 1.  A  Ascensão de Cristo reforça a ESPERANÇA de nossa Ascensão. Um futuro inigualável nos aguarda…  “Ele ‘subiu’ para dar-nos a esperança de que um dia  iremos ao seu encontro, onde ele nos precedeu…” (Prefácio)                      

2.  A  Ascensão nos lembra que somos ENVIADOS de Cristo para continuar e completar a sua obra… Não podemos ficar parados, olhando para o céu… Devemos ser discípulos e fazer discípulos para o Reino… E Cristo nos garante: “Estarei convosco todos os dias, até ao fim dos tempos mundo…”

3.  Mas esse trabalho não dependerá apenas de nossas forças… Por isso os envia a Jerusalém  “para aguardar o Espírito Santo, reunidos em oração, com Maria, mãe de Jesus”.

  * Como Maria e os apóstolos reunidos no cenáculo, devemos REZAR e invocar o Espírito Santo. Cristo já tinha afirmado: “Sem mim nada podeis fazer…” Por isso, a igreja não começa com a Ação… mas com a Oraçãocom Maria, Mãe de Jesus (e da Igreja)…

+ Cristo PARTE, mas PERMANECE na COMUNIDADE. A Ascensão de Cristo ao céu não é o fim de sua presença entre os homens, mas o começo de uma nova forma de estar no mundo. Sua presença acompanha com sinais a nossa Missão evangelizadora. Deus está presente e nos envia como seus apóstolos, para que Cristo seja conhecido e amado por todos os homens.

+ No 51º Dia mundial das Comunicações Sociais, que hoje celebramos,com o lema “Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”, o Papa Francisco nos lembra: “Gostaria que esta mensagem pudesse chegar… a todos aqueles que diariamente, … «moem» tantas informações para oferecer um pão fragrante e bom a quantos se alimentam dos frutos da sua comunicação. … promovam uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade”.

(Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa – 28.05.2017)