Serviço Pastoral

A Pastoral é a organização da Ação Evangelizadora da Igreja no mundo e corresponde à Missão, ao Carisma e Mística da Espiritualidade das Franciscanas de Ingolstadt, propondo ações e vivências de seus princípios evangelizadores.

A identidade da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt se define, sobretudo, por seu seguimento a Cristo, segundo as diretrizes da Igreja e o exemplo de Francisco de Assis.

A Congregação vem atravessando os séculos, buscando ser presença e cumprir a missão que o Senhor anunciou ao longo dos tempos ao coração de cada uma das irmãs, levando em conta o grande desejo de “Viver o Evangelho de Jesus Cristo, segundo a forma e maneira de Francisco de Assis, seguindo o Cristo, pobre, crucificado e misericordioso, sendo irmãs de todos”.

Neste contexto, a Pastoral é consequência de nosso desejo de ser presença Fraterna, Orante e Acolhedora.

Hoje a presença Pastoral da Congregação acontece por meio da presença em quatro frentes de trabalho:

Na Pastoral Educacional presença nos colégios, atuando direta e indiretamente na Pastoral Escolar, junto aos estudantes, colaboradores e famílias e também por meio da Pastoral Institucional da ACF.

Na Missão, sendo presença junto ao povo da Amazônia, Angola e também nas fraternidades que se situam em regiões de vulnerabilidade em São Paulo, presença que acolhe, assiste e provê auxilio no sustento.

Na Pastoral Paroquial, auxiliando os padres e leigos nas paróquias e comunidades onde se encontram as Fraternidades, atuando na Liturgia, Catequese, Pastoral Familiar, assistência a movimentos e pastorais diversas.

Na Saúde, algumas Irmãs que têm formação na área, desenvolvem sua presença pastoral no serviço das pessoas, fazendo realidade a missão samaritana, própria daqueles que buscam seguir os caminhos do Cristo, saúde dos enfermos.

E com os Movimentos e Ações Sociais, estando junto aos oprimidos, abandonados, idosos e crianças em situação de vulnerabilidade, assim, realidade o sonho e desejo de “transformar o vale de lágrimas em Vale de Graças”.