02.12.2016

2º Domingo do Advento

No Evangelho deste Domingo, JOÃO BASTISTA anuncia que esse Reino está próximo, mas para que se torne realidade precisa CONVERTER-SE. (Mt 3,1-12):

Personalidade e João Batista: É uma figura impressionante, que fascina o povo; Tem um estilo de vida austera: no vestir, no comer, no falar, no morar…  Vive no “DESERTO“, lugar das privações, do despojamento, mas também lugar tradicional dos encontros entre Deus e Israel.

Mensagem: É um Apelo à CONVERSÃO

 “Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo…”

“Preparai o caminho do Senhor: endireitai as veredas para ele.”

 Reação ao Anúncio:

 – O Povo simples: reconhece seus erros e pede o Batismo…

 – Os Fariseus e Saduceus: vão ao encontro de João por curiosidade apenas… e são desmascarados: “Raça de cobras venenosas… produzam frutos que a conversão exige e não se iludam a si mesmos, dizendo: ‘Abraão é nosso Pai’ “.

– O Batismo de João: consistia na imersão na água do rio Jordão para as pessoas que aderiam a esse apelo de conversão. Significava o arrependimento, o perdão dos pecados e a agregação ao povo fiel. Mas ele avisa, que aquele que vem depois dele “batizará no ESPÍRITO SANTO e no fogo…”

– Portanto o Batismo de Jesus vai muito além do batismo de João: Confere, a quem o recebe, a vida de Deus e torna-o filho de Deus; incorpora-o à Igreja e torna-o participante da missão da Igreja no mundo…

– É um quadro de vida completamente novo, uma relação de filiação com Deus e de fraternidade com Jesus e com todos os outros batizados.  É um SACRAMENTO.

+ A Voz de João Batista continua convidando à CONVERSÃO

Não é possível acolher “aquele que vem” se o nosso coração estiver cheio de egoísmo, de orgulho, de autossuficiência, de preocupação com os bens materiais. Se quisermos celebrar a vinda do Senhor e participar do seu Reino, devemos preparar o caminho, mudar o nosso coração. Nesse itinerário, não há espaço para a hipocrisia. Não bastam as aparências, apenas dizer que somos cristãos porque recebemos o batismo. A Conversão deve ser comprovada pela ação.

+ Os Frutos de conversão comprovam a autenticidade da nossa conversão:

Não bastam alguns sentimentos religiosos… ou algumas práticas piedosas… Precisamos apresentar frutos de conversão: Paz, Fraternidade, Justiça… – Quais os caminhos tortos, que devemos endireitar? – Quais os frutos de conversão que Deus está esperando de nós, neste Advento, em preparação ao Natal ? – Estamos convencidos de que, se não dermos esse passo, nunca será Natal em nós, nem mesmo no dia 25 de dezembro?

Deus espera que tenhamos a coragem de dar esse passo. (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)

Rome, Italy - March 26, 2015: The painting of st. John the Baptist in church Chiesa di Santo Spirito in Sassia by Jacopo Zucchi (1583).
Rome, Italy – March 26, 2015: The painting of st. John the Baptist in church Chiesa di Santo Spirito in Sassia by Jacopo Zucchi (1583).